17 de fev. de 2012

Nortom James Murayama - Entrevista com o Tetracampeão do Mr. Universo

De origem Oriental, Nortom James Murayama começou a treinar com 24 anos de idade, sendo que com intuito de competição só a partir de 1995. Em uma conversa com o Atleta Nortom, ele me disse que há uns 20 anos atrás ele foi para o Japão como Dekassegui (pessoa que sai de sua terra natal para ganhar dinheiro em outro país), e nesta época já fazia 1 ano e meio que treinava. No Japão ele ficou 4 anos, trabalhando em fábricas de rodas, e anéis de pistão. Retornando ao Brasil, Nortom James Murayama deu início a carreira de sua vida, começou ali a carreira de um dos Melhores Bodybuilders Brasileiro.


Perfíl
Nome: Nortom James Murayama
Idade: 48 anos
Esporte: Fisiculturista
Peso
Off: 92 kgs
Contest: 90 kgs
Altura: 1,67 cm
Estado Civil: noivo





TÍTULOS

Campeão Paulista de Estreantes 1995
Campeão da categ. média e overall do Paulista de Novos 1995
Campeão Copa Sul-Sudeste 1995
Campeão Copa Cidade de São Paulo 1996
Campeão Paulista (Paulistão) 1996
Campeão Paulista (Paulistão) 1997
Campeão Brasileiro 1997
Campeão Copa Uniflora Overall 1997
Campeão Paulista (Paulistão) 2001
Campeão Paulista (Paulistão) 2004
Campeão Brasileiro 2004
Campeão Mister Santos categoria Master 40 2004
Campeão Mister Universe 2007
Campeão Copa Biodelta 2007
Campeão Mister Universe 2008
Campeão Copa Biodelta 2008
Campeão Mister Santos categoria Master 40 2008
Campeão Mister Universe 2009
Campeão Copa Biodelta 2009
Campeão Copa Biodelta 2010
Campeão Mundial 2011
Campeão Mister Universe 2011
Campeão I Ponchet Classic categoria Master 40 2011
Campeão I Ponchet Classic categoria Class 3 2011



FT - Nortom, para começar, qual o aprendizado que você levou da vida de Dekassegui no Japão? E qual momento que ficou eternizado para você daquela época?
Nortom Murayama - Tudo que quisermos na vida, temos que ir atrás, lutar, persistir, ter abstinência nos momentos críticos, onde muitas vezes a dor e o sacrifício tem que sobrepujar o prazer.
Um dos momentos que mais me marcou na época, foi quando num dos dias de treino, um atleta que iria competir no Mr. Tokyo, foi treinar no ginásio no qual eu treinava. Ele estava muito definido, e debilitado, mas mostrou quanta raça e determinação temos que ter se quisermos vencer...inesquecível!


FT - Conte-nos quando você descobriu que o Fisiculturismo era sua vida incluindo a Profissional? Fale do começo de tudo.
Nortom Murayama - Após 08 anos como atleta de artes marciais, decidi fazer musculação para ganhar mais massa muscular. Foi como uma doença que implodiu dentro de mim e me contaminou. No início não tinha intenção de competir, então passados 07 anos de treino resolvi me aventurar nos bastidores das competições, por incentivo dos amigos em 1995, quando ganhei me primeiro título.
Já trabalhava na área de atividades físicas, e este resultado só veio fortalecer este meu vínculo com o trabalho.

FT - Onde você treina e você é patrocinado? Além dos campeonatos, você dá aulas de Personal ou algum tipo de Consultoria?
Nortom Murayama - Treino no meu local de trabalho, uma das maiores academias da América Latina (Bodytech), onde sou professor e também personal. Hoje também dou algumas consultorias, e treino atletas de competições. Meu patrocinador há quase 10 anos é a empresa de suplementos Performance Nutrition, que além de me dar todo o suporte na parte suplementar, também custeia passagens e estadias quando participo de eventos internacionais.


FT - Qual a maior dificuldade para chegar ao nível de um Atleta Profissional? E qual campeonato ou momento que foi inesquecível em sua carreira?
Nortom Murayama - Fazemos tudo porque amamos o que fazemos, pois retorno financeiro mesmo, quase não temos (diretamente). Acredito, pelo menos foi meu caso, que a maior dificuldade de um atleta, é percorrer sozinho o caminho até poder se destacar perante tantos outros atletas que se revelam ano após ano, para depois pleitear algum patrocínio, caso contrário, você não terá.
O campeonato que mais me emocionou foi a reconquista do Mr. Universo 2011 (no ano anterior fui terceiro colocado), pois consegui me superar mesmo estando quase na idade limite da categoria, vencendo atletas que no ano anterior estiveram a minha frente, foi muito bom...gratificante! 

FT - Treinos, conte um pouco a diferença dos seus períodos em Off e Contest em relação aos treinos Intensos e com Altos Volumes?
Nortom Murayama - As subdivisões são mantidas, variando somente a intensidade dos treino, procurando, nunca, trabalhar altos volumes. As cargas em OFF são mais altas, consequentemente, menor numero de repetições, descanso em torno de 01 minuto ou menos. Em PRÉ-CONTEST procuro abusar mais das séries combinadas, super-séries, circuitos, etc...tudo com o intuito de aumentar a intensidade do treino. Nesta fase trabalho com repetições mais altas, e descanso em torno de 40 segundos ou menos.
Sigo a seguinte rotina:
- Bíceps, tríceps e abs;
- Femural, panturrilha em pé;
- Peitoral, anterior e lateral de ombros, abs;
- Costas, posterior de ombros, trapézio, abs;
- Quadríceps e panturrilhas.

FT - Na sua opinião, porque nós não temos mais Brasileiros entre os 10 melhores do Mr. Olympia, na categoria aberta?
Nortom Murayama - Acredito principalmente na falta de incentivo por parte de patrocinadores...que atleta gostaria de se profissionalizar para ficar vivendo no Brasil? Infelizmente o indivíduo morreria de fome. Não existem campeonatos profissionais no País. A maioria tem sua família constituída, e sua fonte de renda por aqui, muito difícil arriscar, mesmo porque a concorrência lá fora seria desigual. Nossa cultura ainda precisa ser lapidada nesse sentido, por enquanto, este "ainda" é o país do futebol...




FT - Norton, como é distribuído seu dia, entre Dieta, Treino, Profissão e Descanso?
Nortom Murayama - Tenho uma carga horária bastante extensa (início 6am~término 11pm) em atividades, mas procuro encaixar as 07 refeições, entre as aulas dadas durante o dia. Os treinos ficam ao final do dia (10pm). Retorno para casa, quando faço minhas duas ultimas refeições. Fico devendo um pouco na parte de descanso, pois vou dormir muito tarde e acordo muito cedo, mas já me adaptei com esta rotina. Sempre que posso descanso um pouco no meio do dia.

FT - Sabemos que +ou- a partir dos 25 anos temos uma baixa significativa na produção de alguns hormônios, que já é percebida por pessoas normais, imagina por atletas. Qual sua opinião para a Reposição Hormonal para ATLETAS?
Nortom Murayama - Bem amigos, estou com quase 50 anos, então acho que preciso do dobro de reposição que uma pessoa normal. Como atleta lhes digo: "o show não pode parar..."




FT - Um atleta de alto nível como você, definitivamente precisa ter uma Disciplina Oriental, como Treino, Alimentação e Descanso. Você tenta manter seu corpo sempre perto do ideal para entrar em campeonatos?
Nortom Murayama - Meu percentual de gordura em Off Season gira em torno de 7% durante o ano todo, acredito que se quisermos ser diferentes temos também que ter atitudes diferentes. Sou um atleta patrocinado, e me sinto na obrigação de estar sempre bem para qualquer apresentação, seja na mídia, ou ensaios fotográficos. 




FT - Tendo sua paixão como Profissão, nos momentos de lazer, o que você gosta de fazer, qual o seu hobby?
Nortom Murayama - Adquiri recentemente um hobby pouco convencional: tatuar, apesar de serem poucos os meus trabalhos, começo a sentir prazer quando estou tatuando (minha filha já tem 03), além disso gosto muito de ir ao cinema assistir um bom filme. São momentos onde encontro paz e tranquilidade, gosto muito disso, é uma necessidade na vida de um atleta. 

Para entrar em contato com o Nortom Murayama:
E-mail nortomjames@uol.com.br
Cel: (011) 8173-7708



Um comentário: